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As grandes metrópoles do mundo vivem e enfrentam problemas sociais e econômicos alarmantes. Dentre os reflexos deles decorrentes, que estão diretamente relacionados com a qualidade de vida de suas populações, estão os de transporte e trânsito.

A administração do trânsito tornou-se um imenso desafio, uma vez que a disputa pelos espaços do sistema viário transformou-se em conflito constante entre motoristas e pedestres.

Nesse contexto foi que, em 1976, criou-se a Companhia de Engenharia de Tráfego - CET com o objetivo de planejar e implantar, nas vias e logradouros do município, a operação do sistema viário, com o fim de assegurar maior segurança e fluidez do trânsito.

Essa missão certamente é cada dia mais difícil e complexa considerando o resultado da aceleração da demanda por veículos automotores, pronta e eficientemente respondida pela indústria automobilística, que introduz nas ruas paulistanas cerca de 500 novos carros por dia.

Atualmente a cidade de São Paulo, uma das quatro maiores metrópoles do mundo, conta com aproximadamente 15.546 Km de vias, uma frota de veículos cadastrados de 6.814.637* e uma população com mais de 11 milhões de habitantes**, tem uma saturação quase permanente do sistema viário, tornando estratégicas as atividades de operação de campo, realizadas 24 horas por dia por engenheiros e técnicos operacionais. Múltiplos objetivos passaram a ser simultaneamente prioritários, como a necessidade de fluidez, o aperfeiçoamento da segurança e a modernização dos equipamentos.

O investimento da Prefeitura do Município de São Paulo desde a criação da CET tem sido fator primordial para melhoria das condições do sistema viário e segurança de seus usuários nos diversos deslocamentos realizados diariamente.

Esses investimentos foram fundamentais para a implantação das 5 modernas centrais de tráfego, totalizando 5638 cruzamentos semaforizados, mudando o padrão de sinalização e diminuindo sensivelmente as horas de espera socialmente perdidas em extensas lentidões.

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